terça-feira, 17 de novembro de 2009

CRESCIMENTO do BEBÉ

Dos 9 aos 3 anos

Eritema das fraldas:
Quando os dentes estão a romper, não é invulgar o rabinho do bebé ficar assado. É o chamado eritema das fraldas, sendo, talvez, aconselhável uma consulta ao médico. Lembre-se que uma higiene rigorosa é extremamente importante. Lave o rabinho do seu bebé com água e sabão suave depois de ele defecar e limpe com cuidado. Se necessário, o seu médico pode recomendar a aplicação de um creme protector. Mude a fralda do seu bebé o mais frequentemente possível. O eritema das fraldas pode aparecer de um momento para o outro, mas é difícil de desaparecer.

Doenças infantis:
Nesta fase, os bebés deixam de estar protegidos pelos anticorpos da mãe e, ao estarem em contacto com outras crianças, pode apanhar vírus de peluches ou brinquedos. Este é a altura em que as doenças infantis (ou seja, doença acompanhada por erupções cutâneas, como sarampo, rubéola e varicela) podem ocorrer. Já a papeira pode ser reconhecida pela inflamação que surge debaixo do maxilar. Se o seu bebé for afectado por uma destas doenças, consulte o médico e verifique regularmente a temperatura do bebé. A papeira, o sarampo e a rubéola podem ser prevenidas por meio da vacinação.


As pequenas maleitas do dia-a-dia:
Agora que está a começar a andar e a explorar, o seu bebé pode cair com facilidade e magoar-se. No caso dos “galos”, o melhor remédio consiste em esfregá-lo com uma luva enchida com gelo várias vezes ao dia. O seu médico pode ainda recomendar a aplicação de uma pomada.


CRESCIMENTO do BEBÉ