sábado, 27 de setembro de 2008

Células Estaminais * Criopreservação

1º Passo
• Farmácias
• Por telefone (231 410 900)
• Pessoalmente nas instalações da Crioestaminal
• Recortando o pedido de envio do kit presente numa das brochuras promocionais
• Por fax (231 410 909), indicando todos os dados pedidos no formulário on-line
• Preenchendo o formulário on-line

2º Passo
Passo Pagamento da Taxa de Processamento (1ª-Parte) no valor de 115 euros

• Por pagamento de serviços no Multibanco (com entidade e referência fornecidos no acto de inscrição) ou
• Através do envio de cheque emitido à ordem de Crioestaminal

3º Passo
Crioestaminal envia o kit de recolha do sangue, com todo o material e toda a documentação necessária, para a morada indicada na adesão ao serviço.

Regra geral, a Crioestaminal procede ao envio do kit de recolha do sangue do cordão umbilical no dia em que a inscrição e o respectivo pagamento da taxa de processamento (1ª Parte) se verificarem. Caso o pagamento seja efectuado por transferência bancária, apenas é considerado quando o valor é creditado na conta da Crioestaminal.

4º Passo
Envio dos resultados das análises e de uma cópia do contrato devidamente assinada.
As análises ao sangue da mãe necessárias são CMV (IgM e IgG), Sífilis (VDRL),
Hepatite B (HBs Ag), Hepatite C (HCV Ac) e HIV I/II.
Com o kit de recolha seguem duas cópias do contrato devidamente assinadas pela Crioestaminal, uma das quais fica na posse dos pais.
Estes documentos devem ser enviados para a Crioestaminal até um máximo de 15 dias antes da data prevista para o parto. A realização destas análises destina-se a fazer o despiste de um conjunto de doenças infecciosas que podem influenciar o processo de criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical, bem como a sua possível futura utilização.

5º Passo
Recolha do sangue pela equipa de parto.

6º Passo
Envio do sangue conforme instruções dadas pela Crioestaminal.

7º Passo
Sangue chega ao laboratório onde é analisado e processado.

8º Passo
Crioestaminal envia carta a comunicar o resultado da criopreservação das células estaminais. Caso as células sejam criopreservadas com sucesso é enviada a factura sobre o restante valor a pagar (1085 euros) que deverá ser pago nas condições acordadas anteriormente.

9º Passo
Crioestaminal envia um certificado de criopreservação das células estaminais emitido pelos responsáveis do laboratório.

10º Passo
A qualquer altura durante o período de 20 anos, o pedido de resgate das células estaminais pode ser feito pelos pais conjuntamente com o médico terapeuta. As células serão disponibilizadas de imediato pela Crioestaminal.

A recolha do sangue do cordão umbilical é um acto simples
Para que a recolha do sangue do cordão umbilical possa ser feita da melhor forma pela equipa médica que assiste ao parto, será fornecido um kit com todo o material necessário, bem como uma descrição pormenorizada de todo o procedimento.
Procedimento de recolha

O transporte do sangue para o laboratório é feito num período de aproximadamente
48 horas.
Após a recolha do sangue do cordão umbilical os pais devem:
Procedimento de envio

Com o kit de recolha do sangue é enviado um conjunto de documentos para os pais e para o médico.

Quando receber o kit de recolha do sangue do cordão umbilical, para além de uma caixa com todos os materiais necessários para fazer a recolha, que se encontram e se devem manter selados até à altura do parto, irá também encontrar no interior da embalagem um envelope com os seguintes documentos:

• Conteúdo do kit de recolha do sangue do cordão umbilical
• Procedimento de recolha do sangue do cordão umbilical
• Procedimento de envio do sangue do cordão umbilical
• Formulário de identificação da amostra - que é enviado em conjunto com a amostra de sangue para o laboratório dentro da bolsa plástica que se encontra no interior do kit.
• Formulário dos resultados das análises ao sangue da mãe durante a gravidez - que deve ser enviado para a Crioestaminal até um máximo de 15 dias antes da data prevista para o parto. Em alternativa, e preferencialmente, dever-nos-ão enviar uma cópia das análises pedidas. A realização destas análises destina-se a fazer o despiste de um conjunto de doenças infecciosas que podem influenciar o processo de criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical, bem como a sua possível futura utilização.
• Formulário de alteração de dados pessoais
• Contrato de armazenamento do sangue do cordão umbilical em duplicado. Uma das cópias, devidamente assinada pelo pai e pela mãe, deverá ser enviada para a Crioestaminal até 15 dias antes da data prevista para o parto, juntamente com o formulário dos resultados das análises ao sangue da mãe durante a gravidez ou respectiva cópia das análises.
• Etiquetas autocolantes da DHL em triplicado, indispensáveis para o transporte do sangue para o laboratório. Uma destas etiquetas já está colada no kit e as duas restantes estão anexadas ao Procedimento de envio do sangue do cordão umbilical. Uma etiqueta ficará para os pais e a outra deverá ser entregue ao funcionário da DHL que irá levantar o sangue ao hospital/maternidade.
• Venda a Dinheiro relativa ao pagamento da Taxa de Processamento-1ª parte.


IN: http://www.crioestaminal.pt

---------------------------------------------------------------------

Sem comentários: